Biografia
Anderson Profeta é um dos mais renomados artistas de teatro brasileiros. Nasceu em São Paulo, em 1980, e desde cedo mostrou interesse por artes cênicas. Aos 15 anos, começou a estudar teatro e a participar de peças amadoras.
Aos 19 anos, ele ingressou na Escola de Teatro Martins Penna, onde se formou em Artes Cênicas. Durante o curso, participou de vários espetáculos e, em 2002, foi convidado para integrar a companhia de teatro do Teatro Oficina, onde permaneceu até 2007.
Durante esse período, participou de diversos projetos, como a montagem da peça “O Rei da Vela”, de Nelson Rodrigues, dirigida por José Possi Neto. Em 2005, foi convidado para integrar a companhia do Teatro Alfa, onde interpretou o personagem Zé, no espetáculo “O Homem de La Mancha”.
Em 2007, Anderson Profeta foi convidado para interpretar o personagem “Tiradentes” na peça “Tiradentes: O Mártir do Brasil”, do dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna, dirigida por José Possi Neto. A peça foi um grande sucesso e lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival de Teatro de Curitiba.
Nos anos seguintes, Anderson Profeta participou de vários projetos importantes, como a montagem do espetáculo “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, dirigida por José Possi Neto, e a peça “O Bem Amado”, de Dias Gomes, dirigida por José Wilker.
Além disso, Anderson Profeta foi convidado para atuar em vários filmes, como “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes, “O Homem do Ano”, de José Eduardo Belmonte, e “O Pecado”, de José Carlos Somoza.
Atualmente, Anderson Profeta é um dos atores mais requisitados do teatro brasileiro. Ele já participou de mais de 20 espetáculos e é considerado um grande intérprete de personagens históricos. Além disso, é diretor de teatro e professor de interpretação.