Biografia
Carlinhos Gotta é um artista de teatro brasileiro nascido em São Paulo, em 19 de fevereiro de 1951. Ele é considerado um dos mais importantes atores, diretores e produtores de teatro do país.
Gotta começou sua carreira no teatro aos 14 anos, quando entrou para a Companhia de Teatro de São Paulo. Lá, ele desenvolveu suas habilidades de atuação e direção. Ele também fez parte do Grupo de Teatro de São Paulo, onde trabalhou como ator e diretor.
Depois de se formar na Escola de Teatro de São Paulo, Gotta começou a trabalhar como ator e diretor independente. Ele produziu e dirigiu vários espetáculos de sucesso, incluindo “A Casa de Bernarda Alba” (1977), “O Auto da Compadecida” (1978) e “Os Sete Gatinhos” (1979).
Gotta também foi diretor de cinema, produzindo filmes como “O Auto da Compadecida” (1980) e “O Homem que Copiava” (2003). Ele também escreveu e dirigiu o filme “A História de Ester” (2006).
Gotta também foi professor de teatro na Escola de Teatro de São Paulo, onde ensinou atuação e direção. Ele também foi professor de atuação na Universidade de São Paulo.
Gotta foi homenageado com o Prêmio Shell de Teatro em 1981 e o Prêmio Mambembe de Teatro em 1984. Ele também foi indicado ao Prêmio APCA de Teatro em 1988.
Gotta foi um dos fundadores da Associação de Artes Cênicas de São Paulo, que foi criada para promover a produção e o desenvolvimento do teatro brasileiro.
Gotta também foi diretor artístico do Teatro Oficina, que foi criado com o objetivo de promover a produção de novos espetáculos de teatro.
Atualmente, Gotta é um dos principais atores, diretores e produtores de teatro do Brasil. Ele continua a produzir e dirigir espetáculos de teatro de sucesso, além de ensinar e promover a arte do teatro brasileiro.