Biografia
Cleyton Mendes é um artista de teatro brasileiro, nascido em São Paulo, no dia 30 de abril de 1975. Desde cedo, Cleyton mostrou interesse pela arte, e aos 12 anos já começou a se apresentar em pequenas peças de teatro escolares.
Em 1993, Cleyton foi para a Universidade de São Paulo para estudar Teatro, onde se formou em 1997. Durante a faculdade, ele já participava de diversos trabalhos artísticos, como peças de teatro e curtas-metragens, onde começou a mostrar seu talento para a interpretação.
Depois de se formar, Cleyton começou a trabalhar como ator profissional, participando de diversas peças de teatro e filmes. Em 2000, ele foi escalado para a peça “O Auto da Compadecida”, que foi um grande sucesso. Em 2004, ele estrelou o filme “O Auto da Barca do Inferno”, que foi indicado ao Prêmio César, o maior prêmio de cinema da França.
Depois de se destacar como ator, Cleyton começou a se dedicar também à direção. Em 2006, ele dirigiu o longa-metragem “O Auto da Compadecida”, que foi um grande sucesso de público e crítica e ganhou vários prêmios.
Em 2008, Cleyton foi convidado para dirigir a peça “A Dona da História”, que foi muito bem recebida pela crítica e ganhou vários prêmios. A partir daí, ele começou a dirigir diversas outras peças e filmes, como “O Auto da Barca do Inferno” (2011) e “O Menino Maluquinho” (2012).
Cleyton também foi responsável pela direção de algumas séries de televisão, como “Malhação” (2013) e “Vai Que Cola” (2014). Além disso, ele também dirigiu vários comerciais e programas de televisão.
Atualmente, Cleyton é considerado um dos maiores nomes do teatro e do cinema brasileiro. Ele já ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Shell de Melhor Ator (2006), o Prêmio Mambembe de Melhor Diretor de Teatro (2008) e o Prêmio Cândido Mendes de Melhor Diretor de Cinema (2009).
Cleyton Mendes é um artista de teatro e cinema brasileiro que tem se destacado no cenário artístico nacional. Ele é conhecido por seu talento para a interpretação e sua habilidade para a direção, tendo ganhado vários prêmios por seus trabalhos. Além disso, Cleyton é um grande incentivador da arte e da cultura brasileira, contribuindo para o desenvolvimento do país.