Biografia
Eriberto Leão é um artista de teatro brasileiro, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 26 de fevereiro de 1960.
Começou sua carreira artística ainda criança, quando participou de um grupo de teatro amador em sua cidade natal. Apesar de ter seguido o curso de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, sempre teve o desejo de seguir a carreira artística.
Em 1986, mudou-se para São Paulo, onde começou a trabalhar como ator profissional. Logo, foi contratado pela Rede Globo, onde fez inúmeros trabalhos, como a novela “Pantanal”, de 1990, e a série “Fera Ferida”, de 1993.
Além da televisão, Eriberto também trabalhou em diversos filmes, como “O Quatrilho”, “O Auto da Compadecida”, “O Xangô de Baker Street” e “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”.
No teatro, estreou em 1990, no musical “Hair”, e desde então participou de diversos espetáculos, como “A Máquina de Fazer Espetáculos”, “O Rei da Vela”, “O Homem que Copiava”, “O Auto da Compadecida” e “O Fantasma da Ópera”.
Também foi diretor de teatro, dirigindo espetáculos como “A Viagem”, “O Duelo” e “A Máquina de Fazer Espetáculos”.
Em 2002, Eriberto foi premiado com o Prêmio Shell de Teatro, por seu trabalho na montagem de “O Fantasma da Ópera”.
Em 2003, montou o espetáculo “A Máquina de Fazer Espetáculos”, que foi aclamado pela crítica e pelo público.
Também foi professor de interpretação na Escola de Teatro do SESI, em São Paulo, onde ensinou técnicas de interpretação para novos atores.
Atualmente, Eriberto Leão é um dos mais renomados atores brasileiros, tendo trabalhado em diversos filmes, séries de televisão e espetáculos de teatro. É reconhecido por seu trabalho como ator, diretor e professor, e é considerado um dos maiores nomes do teatro brasileiro.