Biografia
Fernando Ochôa é um artista de teatro brasileiro, mais conhecido por seu trabalho na televisão como ator, diretor e produtor. Nascido em São Paulo, em 15 de janeiro de 1964, Ochôa começou sua carreira no teatro aos 14 anos. Seu primeiro trabalho foi como ator de teatro, mas logo ele também começou a dirigir e produzir peças.
Ochôa se formou em Artes Cênicas na Escola de Arte Dramática da USP em 1987. Durante sua carreira, ele trabalhou em muitas produções teatrais, como: “O Rei da Vela”, “O Fantasma da Ópera”, “Romeu e Julieta”, “A Máquina de Escrever”, “O Mágico de Oz”, “As Aventuras de Pinóquio”, “O Auto da Barca do Inferno”, “A Rainha da África”, entre outras.
Em 1993, Ochôa foi contratado para dirigir a novela “A Próxima Vítima”, da Rede Globo, que foi um grande sucesso e lhe rendeu muitos elogios. Depois disso, ele dirigiu outras novelas, como “A Indomada”, “O Rei do Gado”, “A Padroeira”, “O Clone”, “Cabocla”, “A Favorita”, “Avenida Brasil”, “Império” e “Velho Chico”.
Além de dirigir novelas, Ochôa também dirigiu e produziu séries de televisão, como “Os Normais”, “Sexo e as Negas”, “Tapas & Beijos”, “Toma Lá, Dá Cá”, “A Grande Família”, “Mulheres Apaixonadas” e “Caminho das Índias”.
Em 2005, Ochôa foi premiado com o prêmio “Melhor Diretor” pela novela “A Favorita”, da Rede Globo. Em 2007, ele foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Diretor pela série “Os Normais”.
Além de sua carreira na televisão, Ochôa também tem trabalhado em filmes. Em 2009, ele dirigiu o filme “Cidade dos Homens”, que foi indicado ao Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Filme. Em 2011, ele dirigiu o filme “O Palhaço”, que foi indicado ao Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Direção.
Atualmente, Ochôa está trabalhando em sua próxima produção, o filme “O Pacto”, que está sendo filmado em São Paulo. O filme conta a história de um homem que tenta salvar seu filho de uma doença incurável.
Fernando Ochôa é um dos mais importantes diretores de televisão e cinema do Brasil. Seu trabalho tem sido elogiado por críticos e público, e ele continua contribuindo para a arte brasileira com suas produções.