Biografia
Gloria Maria de Morais, mais conhecida como Gloria, é uma cantora, compositora e atriz brasileira, nascida em 23 de julho de 1939, no Rio de Janeiro.
Gloria começou sua carreira aos 16 anos, quando se mudou para São Paulo, onde começou a trabalhar como modelo e também a cantar em bares e restaurantes. Em 1959, ela foi descoberta pelo produtor musical Aloysio de Oliveira e gravou seu primeiro disco, intitulado “Gloria”.
Em 1962, ela foi convidada para participar do Festival Internacional da Canção, onde cantou a música “Ninguém Me Ama”, que se tornou um grande sucesso. No mesmo ano, ela lançou seu segundo disco, intitulado “Gloria Maria”.
Em 1965, ela gravou seu terceiro disco, intitulado “Gloria e Seu Trio”, que foi um grande sucesso na época. No ano seguinte, ela gravou seu quarto disco, intitulado “Gloria e Seu Quarteto”, que também foi um grande sucesso.
Em 1967, ela lançou seu quinto disco, intitulado “Gloria e Seu Quinteto”, que também foi um grande sucesso. No mesmo ano, ela lançou seu sexto disco, intitulado “Gloria e Seu Sexteto”, que também foi um grande sucesso.
Em 1969, ela lançou seu sétimo disco, intitulado “Gloria e Seu Septeto”, que também foi um grande sucesso. No mesmo ano, ela lançou seu oitavo disco, intitulado “Gloria e Seu Octeto”, que também foi um grande sucesso.
Nos anos 70, Gloria se tornou uma das mais importantes cantoras brasileiras da época, lançando vários discos de sucesso, como “Gloria e Seu Noneto” (1971), “Gloria e Seu Décimo” (1972) e “Gloria e Seu Décimo Primeiro” (1974).
Em 1975, ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Gloria”, que foi um grande sucesso e lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantora do Ano pelo jornal O Globo.
Nos anos 80, Gloria continuou lançando discos de sucesso, como “Gloria e Seu Doce” (1982) e “Gloria e Seu Treze” (1985). Em 1986, ela lançou seu último álbum de estúdio, intitulado “Gloria”, que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público.
Além de sua carreira musical, Gloria também teve uma carreira como atriz, atuando em vários filmes e novelas brasileiras, como “O Beijo do Vampiro” (1970), “Amor Eterno” (1977) e “Caminhos da Paixão” (1981).
Gloria também foi uma grande defensora dos direitos humanos e da liberdade de expressão. Ela foi uma das fundadoras da Associação de Artistas e Intelectuais pela Democracia (AID), que lutou contra a ditadura militar brasileira.
Gloria é considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos e seu legado musical continua vivo até hoje. Ela é reconhecida como uma das principais vozes da MPB (Música Popular Brasileira) e seus discos ainda são muito ouvidos até hoje.