Biografia
Guará Cardoso foi um cantor, compositor, arranjador e produtor brasileiro de samba. Nasceu em São Paulo, no dia 12 de julho de 1935, e faleceu aos 79 anos, no dia 9 de julho de 2014.
Iniciou sua carreira artística ainda na década de 50, com composições para o samba de roda. Seu primeiro trabalho foi em 1959, quando gravou o LP “Guará Cardoso e Seu Regional”.
Em 1961, foi convidado para compor o LP “O Som do Samba”, que foi um sucesso e rendeu ao artista o prêmio de melhor disco daquele ano. Foi a partir daí que Guará Cardoso começou a se destacar como compositor e intérprete.
Em 1963, lançou seu segundo LP, intitulado “Samba de Guará Cardoso”. O disco foi muito bem-sucedido e contou com a participação de grandes nomes do samba, como Elza Soares, Nelson Cavaquinho, Beth Carvalho, Cartola e Zeca Pagodinho.
A partir daí, Guará Cardoso passou a se dedicar à produção de discos de samba, trabalhando com diversos artistas. Entre os principais trabalhos produzidos por ele estão os álbuns “O Som do Samba”, “Samba de Guará Cardoso”, “O Melhor do Samba” e “Samba de Paz”.
Além disso, Guará Cardoso também compôs muitas músicas de sucesso, como “Não Deixe o Samba Morrer”, “Samba do Avião”, “Samba de Verão”, “Samba do Amor” e “Samba da Saudade”.
Guará Cardoso foi um dos mais importantes compositores e produtores de samba do Brasil. Seu trabalho contribuiu para o desenvolvimento e a popularização do gênero, ajudando a difundir a cultura brasileira.
Durante sua carreira, Guará Cardoso foi premiado diversas vezes, inclusive com o Prêmio Sharp de Música Popular Brasileira, em 2005.
Guará Cardoso faleceu em 2014, deixando um grande legado para o samba brasileiro. Seu trabalho serviu de inspiração para muitos artistas e marcou época na música brasileira.