Biografia
Gustavo Cunha nasceu no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1976. Desde cedo, mostrou interesse na arte e começou a frequentar cursos de teatro, dança e música quando tinha apenas quatro anos de idade.
Aos dez anos, já estava fazendo suas primeiras apresentações em pequenas produções teatrais. Estudou teatro na Escola de Teatro Martins Penna, onde teve aulas com grandes nomes da cena teatral brasileira, como Zé Celso Martinez Correa, Paula Barreto e Paulo Autran.
Em 1994, aos 18 anos, Gustavo Cunha foi convidado a participar da peça “O Rei da Vela”, de Nelson Rodrigues, no Teatro de Arena, no Rio de Janeiro. Foi nessa peça que ele ganhou o reconhecimento do público e dos críticos, tornando-se um dos principais atores da cena teatral brasileira.
A partir daí, Gustavo Cunha começou a se envolver em diversos projetos teatrais, trabalhando com diretores renomados como Antunes Filho, João Falcão, e Lina Chamie. Ele também fez parte de muitas montagens de peças de autores clássicos, como Shakespeare, Molière e Camões, além de trabalhar com autores contemporâneos, como Nelson Rodrigues, Chico Buarque e Augusto Boal.
Gustavo Cunha também foi responsável por criar e dirigir diversos projetos teatrais, como o grupo de teatro “Cia. de Teatro de Rua”, que se dedicava à produção de espetáculos de rua. Ele também dirigiu a montagem de “A Tempestade”, de Shakespeare, para o Teatro de Arena do Rio de Janeiro, e foi responsável pela direção cênica da peça “O Rei da Vela”, de Nelson Rodrigues.
Além de sua atuação no teatro, Gustavo Cunha também participou de diversos filmes e séries de televisão. Entre os filmes, destacam-se “O Homem do Ano”, “Cinco Vezes Favela”, “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e “O Palhaço”. Na televisão, destacam-se suas participações em “Ciranda de Pedra”, “Cobras e Lagartos”, “O Clone” e “Malhação”.
Gustavo Cunha também foi professor de teatro e direção cênica na Escola de Teatro Martins Penna, além de ministrar oficinas de teatro para jovens e crianças.
Gustavo Cunha é, sem dúvida, um dos principais nomes da cena teatral brasileira. Ele é reconhecido pelo seu trabalho como ator, diretor e professor, e já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Shell de Melhor Ator, o Prêmio APTR de Melhor Diretor, o Prêmio Mambembe de Melhor Ator e o Prêmio APTR de Melhor Diretor.