Biografia
João Marcello Bôscoli foi um artista de jazz brasileiro, nascido em São Paulo, no dia 15 de outubro de 1924. Filho de imigrantes italianos, João Marcello Bôscoli começou a tocar violão ainda criança, influenciado pelo pai, que tocava violino.
Aos 16 anos, João Marcello Bôscoli começou a tocar profissionalmente, tocando em bares e clubes da capital paulista. Foi nesta época que ele começou a se interessar pelo jazz, ouvindo músicos como Duke Ellington e Louis Armstrong.
Em 1945, João Marcello Bôscoli formou o seu primeiro grupo de jazz, o “João Marcello Bôscoli Trio”, ao lado do baixista Luiz Eça e do baterista Edison Machado. O trio tocava em diversos clubes e bares de São Paulo, e foi nessa época que João Marcello Bôscoli começou a se destacar como um dos maiores guitarristas de jazz do país.
Em 1948, João Marcello Bôscoli gravou seu primeiro disco, “João Marcello Bôscoli Trio”, em parceria com o seu trio. O disco foi um grande sucesso, e o tornou um dos principais nomes do jazz brasileiro.
Na década de 50, João Marcello Bôscoli começou a tocar em diversos programas de rádio e a fazer turnês pelo Brasil. Ele também gravou vários discos, como “João Marcello Bôscoli e Seu Conjunto” (1956) e “João Marcello Bôscoli e Seu Quarteto” (1959).
Em 1963, João Marcello Bôscoli lançou seu primeiro álbum solo, “João Marcello Bôscoli”, que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. A partir daí, ele passou a se dedicar à carreira solo, gravando diversos álbuns e tocando em vários festivais de jazz.
Em 1967, João Marcello Bôscoli foi convidado para tocar na famosa Monterey Jazz Festival, nos Estados Unidos, ao lado de grandes nomes do jazz, como Miles Davis e John Coltrane.
Em 1969, João Marcello Bôscoli lançou seu álbum “João Marcello Bôscoli e Seu Quarteto”, que foi considerado por muitos como um dos melhores álbuns de jazz já gravados no Brasil.
João Marcello Bôscoli se tornou um dos principais nomes do jazz brasileiro, influenciando diversos músicos que vieram depois dele. Ele faleceu em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1989, deixando uma obra inesquecível e um legado que continua a influenciar músicos de todo o mundo.