Luiz Homero Agenda de Shows 2024

Confira aqui a agenda de shows completa de Luiz Homero em 2024 e fique atualizado onde seu artista preferido irá se apresentar.


Próximos Shows Luiz Homero

Sem shows cadastrados na agenda para Luiz Homero.






Biografia

Luiz Homero é um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro. Nascido em São Paulo, no ano de 1933, desde cedo se interessou por artes cênicas e começou a se dedicar ao teatro ainda na adolescência.

Em 1952, aos 19 anos, foi convidado para fazer parte do elenco da companhia teatral de José Renato, onde ficou por dois anos. Nesse período, participou de diversas peças, como “O Rei da Vela”, de Nelson Rodrigues, e “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca.

Em 1954, Luiz Homero se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a fazer parte de diversos grupos teatrais. Em 1956, foi convidado por Antunes Filho para integrar o grupo de teatro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contava com grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Dias Gomes e Nelson Rodrigues.

Durante sua trajetória no teatro, Luiz Homero participou de diversas peças, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre elas, destacam-se “O Rei da Vela”, “A Casa de Bernarda Alba”, “Os Sete Gatinhos”, “O Anjo do Subúrbio”, “Os Sete Pecados Capitais”, “A Máquina de Escrever”, “A Ilha dos Amores”, “A Última Viagem”, “A Noite dos Tempos” e “O Homem que Matou Getúlio Vargas”.

Além de atuar, Luiz Homero também foi diretor e dramaturgo. Em 1971, dirigiu a peça “O Anjo do Subúrbio”, de Dias Gomes, e, em seguida, dirigiu “Os Sete Pecados Capitais”, de Nelson Rodrigues. Em 1978, escreveu a peça “A Última Viagem”, que foi montada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1982, foi um dos fundadores do Teatro Oficina, onde atuou como ator e diretor. Durante os anos 80 e 90, foi responsável pela direção de diversas montagens, como “A Noite dos Tempos”, “O Homem que Matou Getúlio Vargas”, “O Rei da Vela”, “A Ilha dos Amores” e “A Máquina de Escrever”.

Além de sua atuação no teatro, Luiz Homero também fez diversos trabalhos para a televisão. Em 1986, participou da série “O Profeta”, da Rede Globo, e, em 1989, atuou na minissérie “A Vida de Jesus”, da mesma emissora.

Em 1995, foi homenageado com o Prêmio Shell de Teatro, que reconhece a contribuição de artistas para a cultura brasileira. Em 2005, recebeu o Prêmio Mambembe de Teatro, outra importante homenagem ao seu trabalho.

Luiz Homero faleceu em 2007, aos 74 anos, deixando um legado de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento do teatro brasileiro. Sua obra é considerada um marco na história da dramaturgia e seu nome é lembrado como um dos maiores nomes do teatro brasileiro.