Biografia
Mariana Figueiredo é uma artista de teatro brasileira. Ela nasceu em São Paulo, em 1976, e desde cedo mostrou interesse por artes cênicas. Seu primeiro contato com o teatro foi em 1995, quando ela entrou para o curso de Teatro da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo.
Durante a faculdade, Mariana trabalhou com diversos diretores e realizou vários projetos teatrais. Em 1998, ela se formou e começou a trabalhar como atriz e diretora de teatro. Seu primeiro trabalho como diretora foi o espetáculo “O Jardim das Horas”, que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica.
A partir desse momento, Mariana passou a trabalhar em diversos projetos teatrais, tanto como diretora quanto como atriz. Ela trabalhou com vários grupos de teatro, como o Grupo Galpão, o Teatro Oficina, o Teatro de Câmara e o Grupo Cênico. Além disso, ela também dirigiu muitos espetáculos, como “A Casa de Bernarda Alba”, “O Auto da Compadecida” e “O Rei da Vela”.
Em 2004, Mariana foi premiada com o prêmio Shell de Melhor Atriz, pelo seu trabalho no espetáculo “O Auto da Compadecida”. Ela também foi indicada para o prêmio Mambembe de Melhor Diretora por seu trabalho em “O Rei da Vela”.
Além de trabalhar como diretora e atriz, Mariana também é professora de teatro. Ela ministra aulas de interpretação e direção em diversos cursos e workshops. Ela também é autora de vários livros sobre teatro, como “O Teatro do Corpo” e “A Arte de Dirigir”.
Mariana Figueiredo é uma artista de teatro extremamente talentosa e dedicada. Ela tem trabalhado incansavelmente para promover a arte cênica e tem contribuído de forma significativa para o cenário teatral brasileiro. Ela é uma inspiração para muitos artistas e é considerada uma das principais referências do teatro brasileiro.