Biografia
Marisa Orth é uma artista brasileira de teatro, televisão e cinema. Ela nasceu em São Paulo, no dia 16 de julho de 1951. Começou a carreira artística aos 15 anos, quando foi convidada para participar de um programa de televisão na extinta TV Tupi.
Marisa Orth é formada em Artes Cênicas pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e iniciou a sua carreira de atriz no Teatro de Arena. Ela também fez parte do Teatro Oficina e do Teatro de Bolso.
A artista conquistou destaque na televisão brasileira ao participar de novelas como “Selva de Pedra”, “Roque Santeiro”, “O Dono do Mundo” e “Rainha da Sucata”. Marisa também atuou em filmes como “O Quatrilho”, “A Vida Privada de Salvador Dalí”, “O Homem que Copiava” e “O Auto da Compadecida”.
Em 2000, Marisa Orth foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação em “O Auto da Compadecida”. Ela também foi indicada ao Prêmio Bravo de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Homem que Copiava”.
Em 2003, Marisa Orth foi indicada ao Prêmio Qualidade Brasil, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Homem que Copiava”. Ela também foi indicada ao Prêmio APCA, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Auto da Compadecida”.
Em 2004, Marisa Orth foi indicada ao Prêmio Mambembe de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Auto da Compadecida”. Ela também foi indicada ao Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Homem que Copiava”.
Em 2007, Marisa Orth foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Homem que Copiava”. Ela também foi indicada ao Prêmio APCA, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Auto da Compadecida”.
Em 2009, Marisa Orth foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Auto da Compadecida”. Ela também foi indicada ao Prêmio APCA, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Homem que Copiava”.
Marisa Orth também foi indicada ao Prêmio Contigo de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Homem que Copiava”. Ela também foi indicada ao Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, na categoria melhor atriz, por sua atuação na peça “O Auto da Compadecida”.
Além de atuar, Marisa Orth também é diretora de teatro e já dirigiu peças como “O Auto da Compadecida”, “O Homem que Copiava”, “Romeu e Julieta” e “O Reino dos Céus”. Ela também é professora de teatro e já ministrou aulas em escolas como a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e o Teatro Oficina.
Marisa Orth é uma artista de teatro, televisão e cinema muito respeitada no Brasil. Ela tem uma carreira sólida e diversificada e é uma referência para muitos artistas. Ela é uma artista que dedica sua vida à arte e que contribui para o desenvolvimento da cultura brasileira.