Biografia
Santanna O Cantador é um artista brasileiro de forró, natural do estado da Paraíba. Seu nome verdadeiro é José Antônio da Silva, nascido em São Bento, em 16 de abril de 1955.
Aos dez anos de idade, Santanna já começou a se interessar pela música e a tocar violão. Aos 14 anos, ele formou sua primeira banda, chamada “Os Xoteiros”, que tocava forró.
Aos 18 anos, ele começou a se apresentar em shows e festas ao redor do estado da Paraíba. Logo, ele começou a se destacar como cantor e compositor de forró, e foi conhecido como “O Rei do Xote”.
Em 1977, ele gravou seu primeiro disco, intitulado “Santanna O Cantador”, que foi bem recebido e se tornou um grande sucesso. O álbum contou com músicas como “Xote das Meninas”, “Xote da Saudade” e “Xote das Flores”, que se tornaram clássicos do forró.
Além de gravar seus próprios álbuns, Santanna também gravou músicas com outros artistas, como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José, entre outros.
Em 1979, ele gravou seu segundo álbum, intitulado “Xote da Saudade”, que foi aclamado pela crítica e se tornou um grande sucesso. O álbum contou com músicas como “Xote do Amor”, “Xote da Saudade” e “Xote das Estrelas”, que se tornaram clássicos do forró.
Em 1980, Santanna gravou seu terceiro álbum, intitulado “Xote das Estrelas”, que foi bem recebido pela crítica e se tornou um grande sucesso. O álbum contou com músicas como “Xote do Amor”, “Xote da Saudade” e “Xote das Estrelas”, que se tornaram clássicos do forró.
No ano de 1983, Santanna gravou seu quarto álbum, intitulado “Xote das Estrelas”, que foi bem recebido pela crítica e se tornou um grande sucesso. O álbum contou com músicas como “Xote do Amor”, “Xote da Saudade” e “Xote das Estrelas”, que se tornaram clássicos do forró.
Ao longo dos anos, Santanna se tornou um grande ícone do forró, e seu trabalho foi reconhecido e aclamado por fãs e críticos. Ele já gravou mais de 20 álbuns, e seus sucessos já foram regravados por outros artistas, como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José, entre outros.
Santanna também já foi homenageado por grandes artistas e instituições, como a Academia Brasileira de Música, que lhe concedeu o prêmio “Músico do Ano” em 1995.
Atualmente, Santanna continua compondo e gravando músicas, e se apresenta em shows ao redor do Brasil. Ele é considerado um dos maiores nomes do forró brasileiro, e é muito admirado por seus fãs.