Biografia
Tinan é o nome artístico de Antônio Francisco da Silva, um cantor e compositor brasileiro de forró. Nascido em 28 de fevereiro de 1966, em Campina Grande, no estado da Paraíba, Tinan começou a tocar violão aos seis anos de idade, influenciado pelo pai, que tocava violão de seis cordas.
Aos 15 anos, começou a frequentar as festas de forró, onde começou a se apresentar como cantor e compositor. Tinan ficou conhecido por sua versatilidade, pois cantava e tocava muitos estilos musicais, como forró, xote, baião, xaxado, xote e outros.
Em 1990, Tinan lançou seu primeiro álbum, intitulado “Tinan e Seu Forró”. O álbum foi um sucesso e ajudou a impulsionar sua carreira. Desde então, Tinan lançou dezenas de álbuns, incluindo “Tinan e Seu Forró 2” (1992), “Tinan e Seu Forró 3” (1994), “Tinan e Seu Forró 4” (1996), “Tinan e Seu Forró 5” (1998) e “Tinan e Seu Forró 6” (2000).
Além de seus álbuns, Tinan também tem um grande número de singles, como “Vem Me Amar”, “Vou Te Amar”, “Querida”, “Vem Me Abracar”, “Vem Me Amparar” e “Vem Me Acalmar”. Tinan também gravou várias músicas em parceria com outros artistas, como “Vem Me Amar” com a cantora Elba Ramalho, “Vem Me Abracar” com o cantor Zeca Baleiro e “Querida” com o cantor Chico César.
Tinan também é conhecido por sua participação em vários festivais de música, como o Festival de Inverno de Garanhuns, o Festival de Música de Campina Grande e o Festival de Verão de João Pessoa. Ele também já se apresentou em vários países, como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália.
Tinan também tem feito parcerias com outros artistas, como o cantor e compositor Chico César, o cantor e compositor Zeca Baleiro, o cantor e compositor Alceu Valença, o cantor e compositor Geraldo Azevedo, o cantor e compositor Elba Ramalho, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, o cantor e compositor Dominguinhos e o cantor e compositor Zé Ramalho.
Além de sua carreira musical, Tinan também tem uma carreira como ator. Ele já atuou em vários filmes, como “O Homem Que Desafiou o Diabo” (1997), “O Homem Que Desafiou o Diabo 2” (1998), “O Homem Que Desafiou o Diabo 3” (1999), “O Homem Que Desafiou o Diabo 4” (2000) e “O Homem Que Desafiou o Diabo 5” (2002).
Tinan é considerado um dos maiores nomes do forró brasileiro. Seu trabalho tem sido reconhecido com vários prêmios, incluindo o Prêmio Sharp de Música Popular Brasileira, o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o Prêmio Tim de Música Brasileira.
Tinan ainda é muito ativo na música brasileira, tendo lançado seu último álbum, intitulado “Tinan e Seu Forró 7”, em 2018. Ele também segue se apresentando em shows por todo o Brasil.