Biografia
Vanessa Gerbelli é uma atriz, diretora e produtora brasileira, nascida em São Paulo, no ano de 1975. Desde cedo, mostrou interesse pelo mundo artístico, participando de peças de teatro no colégio e fazendo aulas de teatro e dança.
Aos 17 anos, começou a estudar teatro na Escola de Arte Dramática da USP, onde formou-se em 1998. Na mesma época, fez sua estreia profissional como atriz na peça “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago. Após isso, começou a trabalhar como atriz em novelas, como “Malhação” e “Avenida Brasil”, além de filmes e séries de televisão.
Em 2001, Vanessa foi convidada para participar do elenco do programa de humor “Zorra Total”, da Rede Globo, onde interpretou diversos personagens durante sete anos. Em 2008, tornou-se diretora e produtora de teatro, com a montagem da peça “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco.
No ano seguinte, fundou a Companhia Teatral Vanessa Gerbelli, que produziu diversas peças de teatro, como “O Rei da Vela”, “O Lobo da Estepe” e “O Auto da Compadecida”. Em 2011, foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação na peça “O Rei da Vela”.
Além do teatro, Vanessa também atuou como dubladora em diversos filmes e séries, como “Uma Família da Pesada”, “Os Simpsons” e “A Pantera Cor de Rosa”.
Em 2013, foi a protagonista da peça “A Mulher Sem Pecado”, de Nelson Rodrigues, que foi montada em São Paulo e em outras cidades brasileiras. Em 2016, foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Atriz, por sua atuação na peça “O Auto da Compadecida”.
Atualmente, Vanessa é uma das atrizes mais bem-sucedidas do Brasil. Ela continua atuando em novelas, filmes e séries de televisão, além de produzir e dirigir peças de teatro. Ela também é uma das principais vozes do teatro brasileiro, tendo participado de diversos debates e encontros sobre o assunto.