Centro Esportivo Miécimo da Silva no Campo Grande Rio de Janeiro

O Centro Esportivo Miécimo da Silva (CEMS), localizado no bairro de Campo Grande, Zona Oeste da Cidade, é um dos maiores equipamentos públicos da América Latina, ocupando área de 64.000m². No local, foram realizadas as competições de caratê, squash, futebol feminino e masculino, patinação artística e de velocidade dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O centro esportivo, que possui pista de atletismo, piscina olímpica e estádio de futebol, o Ginásio Algodão destaca-se como um dos mais modernos do Brasil. Totalmente climatizado e com capacidade para 4.500 espectadores, foi palco de grandes eventos, como o jogo de exibição de basquete entre os times do americano Magic Johnson e do brasileiro Oscar Schmidt, além de partidas da Seleção brasileira de futsal. Inaugurado em 1982, o Miécimo tornou-se referência em eventos esportivos nacionais e internacionais a partir de 2003, quando sediou o Campeonato Sul-Americano de Vôlei. Na disputa, o Brasil conquistou seu 24º título sul-americano, com a mesma equipe que levaria o ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas. No ano seguinte, foi a vez do GP de Atletismo, evento que reuniu 160 atletas de 32 países. Na época, a Prefeitura do Rio investiu na reforma da pista para obter a homologação da Associação Internacional das Federações de Atletismo. Com isso, o Miécimo tornou-se em 2004 o único centro esportivo da Cidade e o terceiro do país certificado para sediar competições internacionais. Ainda em 2004, o complexo recebeu os melhores nadadores do mundo para a última etapa da Copa do Mundo de Natação e sediou o XVI Aberto do Brasil de Tênis de Mesa, evento que reuniu os melhores atletas dessa modalidade esportiva. O centro esportivo de Campo Grande sediou a Copa do Mundo de Ginástica e os Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005. Para abrigar competições do Pan Rio 2007, a Prefeitura investiu R$ 2.464.835,15 em melhorias no Miécimo. As modificações incluíram plantio de grama tipo tispon no campo de futebol, modernização da pista de atletismo, troca de refletores, reforma dos vestiários, com instalação de chuveiros elétricos, reforma da pista interna de atletismo para aquecimento e pintura das instalações. Na quadra central, local das provas de patins, caratê e squash, foi colocado piso de madeira flutuante. O estádio de futebol, já com o novo placar eletrônico instalado, teve as arquibancadas ampliadas para receber até 2 mil espectadores. As arquibancadas do Ginásio Algodão foram pintadas nas cores laranja, amarelo, vermelho e lilás. Coordenador Administrativo: Amaury Cardoso Coordenador Técnico: Ana Cristina Bernardo Endereço: Rua Olinda Ellis,470 – Campo Grande - telefone: 3316-3991 Funcionamento: 3ª à 6ª feira, das 7h às 17h

Mapa da casa de show Centro Esportivo Miécimo da Silva



Sobre Centro Esportivo Miécimo da Silva no Campo Grande Rio de Janeiro

O Centro Esportivo Miécimo da Silva (CEMS), localizado no bairro de Campo Grande, Zona Oeste da Cidade, é um dos maiores equipamentos públicos da América Latina, ocupando área de 64.000m². No local, foram realizadas as competições de caratê, squash, futebol feminino e masculino, patinação artística e de velocidade dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

O centro esportivo, que possui pista de atletismo, piscina olímpica e estádio de futebol, o Ginásio Algodão destaca-se como um dos mais modernos do Brasil. Totalmente climatizado e com capacidade para 4.500 espectadores, foi palco de grandes eventos, como o jogo de exibição de basquete entre os times do americano Magic Johnson e do brasileiro Oscar Schmidt, além de partidas da Seleção brasileira de futsal.

Inaugurado em 1982, o Miécimo tornou-se referência em eventos esportivos nacionais e internacionais a partir de 2003, quando sediou o Campeonato Sul-Americano de Vôlei. Na disputa, o Brasil conquistou seu 24º título sul-americano, com a mesma equipe que levaria o ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas. No ano seguinte, foi a vez do GP de Atletismo, evento que reuniu 160 atletas de 32 países.

Na época, a Prefeitura do Rio investiu na reforma da pista para obter a homologação da Associação Internacional das Federações de Atletismo. Com isso, o Miécimo tornou-se em 2004 o único centro esportivo da Cidade e o terceiro do país certificado para sediar competições internacionais.

Ainda em 2004, o complexo recebeu os melhores nadadores do mundo para a última etapa da Copa do Mundo de Natação e sediou o XVI Aberto do Brasil de Tênis de Mesa, evento que reuniu os melhores atletas dessa modalidade esportiva. O centro esportivo de Campo Grande sediou a Copa do Mundo de Ginástica e os Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas & Amputados, em setembro de 2005.

Para abrigar competições do Pan Rio 2007, a Prefeitura investiu R$ 2.464.835,15 em melhorias no Miécimo. As modificações incluíram plantio de grama tipo tispon no campo de futebol, modernização da pista de atletismo, troca de refletores, reforma dos vestiários, com instalação de chuveiros elétricos, reforma da pista interna de atletismo para aquecimento e pintura das instalações.

Na quadra central, local das provas de patins, caratê e squash, foi colocado piso de madeira flutuante. O estádio de futebol, já com o novo placar eletrônico instalado, teve as arquibancadas ampliadas para receber até 2 mil espectadores. As arquibancadas do Ginásio Algodão foram pintadas nas cores laranja, amarelo, vermelho e lilás.
Coordenador Administrativo: Amaury Cardoso
Coordenador Técnico: Ana Cristina Bernardo
Endereço: Rua Olinda Ellis,470 – Campo Grande – telefone: 3316-3991
Funcionamento: 3ª à 6ª feira, das 7h às 17h