Biografia
Berço do Samba São Mateus é um dos mais importantes e influentes grupos de samba de todos os tempos. O grupo foi fundado em 1962, na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, pelo compositor, cantor e multi-instrumentista, Antônio José de Oliveira, mais conhecido como Berço.
Berço nasceu em um ambiente rural e trabalhador, onde o samba era a principal forma de expressão. Desde a infância, Berço foi influenciado pelo samba, que era tocado em todas as festas e celebrações da região. Aos dez anos de idade, ele já tocava violão e cavaquinho, e aos 13 anos já compunha suas próprias músicas.
Berço começou a tocar como profissional aos 15 anos, quando formou seu primeiro grupo, o Samba São Mateus. Com o passar dos anos, o grupo se tornou cada vez mais popular, tocando em festas, bailes e eventos por todo o estado.
Em 1962, Berço decidiu se mudar para o Rio de Janeiro para seguir sua carreira de músico. Ele logo se juntou a outros músicos da cidade, como Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, e formou o lendário grupo Berço do Samba São Mateus.
O grupo foi pioneiro no samba carioca, sendo um dos primeiros a misturar elementos de outros ritmos, como o jazz, o funk e o rock, ao samba tradicional. Berço também foi pioneiro na criação de arranjos musicais complexos, que tornaram o samba ainda mais rico e variado.
O grupo gravou três álbuns, todos lançados nos anos 70, e foi responsável por algumas das músicas mais conhecidas da época, como “Vou Te Contar”, “Vem Meu Amor” e “Amor de Verdade”.
Berço também foi pioneiro na criação de uma nova geração de músicos de samba, inspirando e influenciando muitos artistas, como Elza Soares, Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Martinho da Vila e muitos outros.
Berço do Samba São Mateus foi um dos mais importantes grupos de samba de todos os tempos, marcando profundamente a história da música brasileira. O legado de Berço ainda é sentido na música brasileira até hoje, e seu nome continua sendo reverenciado por todos os amantes da música.