Biografia
Claudio Zoli é um cantor e compositor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, em 1949. Desde cedo, Zoli foi influenciado pela música brasileira, principalmente pelo samba e pelo choro. Aos 15 anos, começou a tocar violão e, aos 18, já estava se apresentando em bares e casas noturnas da cidade.
Em 1972, Zoli lançou seu primeiro álbum, “Claudio Zoli e a Turma do Samba”, que foi um grande sucesso. O álbum foi gravado ao vivo, com a participação de alguns dos melhores músicos da época, como o baterista Robertinho de Recife e o baixista Novelli. Entre as músicas deste álbum, destacam-se “Tudo Bem”, “Vem Meu Amor” e “Vem Meu Bem”.
Nos anos seguintes, Zoli lançou mais seis álbuns, todos de grande sucesso. Destes, destacam-se “Samba da Minha Terra” (1976), “Canto do Povo” (1977) e “Vida” (1979). Além disso, Zoli também gravou duas coletâneas, “Claudio Zoli – As Melhores” (1980) e “Claudio Zoli – Os Grandes Sucessos” (1983).
Durante sua carreira, Zoli também compôs e gravou algumas músicas para filmes brasileiros, como “O Homem da Capa Preta” (1982), “O Quatrilho” (1995) e “O Auto da Compadecida” (2000). Além disso, Zoli também compôs músicas para artistas como Elis Regina, Chico Buarque, Zé Ramalho, Belchior e outros.
Atualmente, Zoli continua a se apresentar em shows e festivais por todo o Brasil. Em 2014, lançou seu último álbum, “Ao Vivo”, que contém músicas de sua carreira e também novas composições.
Claudio Zoli é um dos grandes nomes da MPB brasileira. Com sua voz única e suas canções cheias de sentimento, Zoli tem conquistado o coração de milhares de brasileiros ao longo de sua carreira. Seus shows ainda são muito procurados por todo o país, pois são sempre um grande espetáculo.