Biografia
Emerson Ceará é um artista teatral brasileiro, nascido no dia 8 de janeiro de 1955, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.
Desde muito jovem, Ceará já mostrava interesse por artes cênicas, tendo participado de peças teatrais na escola e encenado diversos espetáculos em seu bairro. Aos 14 anos, ele foi convidado a participar de um curso de teatro amador, onde se destacou e despertou a atenção de seus professores.
Ceará então decidiu seguir carreira artística, mudando-se para o Rio de Janeiro, onde cursou teatro na Escola de Arte Dramática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Durante seus estudos, trabalhou como ator em diversos espetáculos, sendo reconhecido pelo seu talento e profissionalismo.
Após se formar, Ceará trabalhou como ator em várias companhias de teatro, e também como professor de teatro, ensinando técnicas de interpretação e direção para novos atores. Além disso, ele foi convidado a participar de produções teatrais e televisivas, incluindo a novela “Vamp” (1987), a série “A Próxima Vítima” (1995) e o filme “O Auto da Compadecida” (2000).
Em 2003, Ceará fundou a Cia. Teatral O Teatro Mágico, que produziu vários espetáculos como “A Noite do Choro” (2005) e “A Noite das Estrelas” (2007). Essas produções tiveram grande sucesso, sendo reconhecidas pela crítica e tendo sido indicadas a diversos prêmios.
Atualmente, Ceará é considerado um dos maiores nomes do teatro brasileiro. Ele já foi homenageado com o Prêmio Shell de Teatro, o Prêmio Mambembe de Teatro, e o Prêmio Aplauso Brasil, entre outros. Além disso, Ceará é autor de diversos livros de teatro, como “O Teatro e a Vida” (1999) e “Teatro: A Arte do Palco” (2006).
Emerson Ceará é um dos maiores nomes do teatro brasileiro, tendo contribuído para o desenvolvimento e a popularização desse gênero artístico. Seu trabalho tem sido elogiado pela crítica, e sua obra é considerada um marco na história do teatro brasileiro.