Biografia
Nascida na capital paraense no final da década de 50, Fafá de Belém é umas mais respeitadas artistas da música popular brasileira. Criada em família de classe média-alta de Belém, desde muito jovem já apresentava seu dom para a música, chegando a fugir de casa para poder se apresentar em bares e casas de shows da região.
No seu álbum de estréia, “Tamba Tajá” (1976), a cantora deixou registrada a sua marca para todo o Brasil, apresentando sua voz refinada e sua musicalidade, força e carisma, inclusive emplacando a canção “Filho da Bahia” na famosa novela da Rede Globo, Gabriela. Atingindo fama nacional, voltou-se também para o cenário internacional, realizando shows no exterior e criando um laço bem estreito com Portugal, considerada a ‘segunda casa’ de Fafá de Belém. Em 2011, ganhou do governo português a “Medalha do Turismo”, sem contar que tem músicas cantadas até por torcidas de grandes times de futebol, como a do Benfica, por exemplo.
No final da década de 70 lançou um de seus maiores sucessos, a canção produzida por Chico Buarque, “Sob Medida. Faixa integrante do elogiado disco da cantora Estrela Radiante, alcançou o topo das paradas e consolidou o seu nome no cenário musical nacional de uma vez por todas. Mesclando a ‘coisa’ regional com o som urbano das grandes cidades, Fafá de Belém conseguiu construir uma autenticidade sonora impressionante. Muito devido a sua voz singular e sua presença de palco, o reconhecimento pela seu belo trabalho só cresce. Muito religiosa, possui um intenso ativismo social e cultural, inclusive sendo uma das maiores representantes da manifestação religiosa Círio de Nazaré.
Autêntica defensora da cultura regional, através da sua música mostrou ao mundo o melhor da cultura nortista brasileira. Com uma carreira consolidada, a cantora paraense continua lançando novidades e agradando seus antigos e novos fãs.