Biografia
João Bosco é um cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista e produtor brasileiro de música popular brasileira (MPB). Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 28 de outubro de 1946, ele começou sua carreira musical ainda na adolescência, tocando em clubes e bares da região.
Em 1966, mudou-se para São Paulo, onde formou o grupo Os Imigrantes com o irmão, o guitarrista Aldir Blanc. O grupo se tornou popular e foi responsável por alguns dos maiores sucessos da MPB, como “Saudosa Maloca” e “A Vida do Viajante”.
Em 1971, João Bosco lançou seu primeiro álbum solo, “João Bosco e Aldir Blanc”. Ele também começou a colaborar com outros artistas, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Elis Regina e muitos outros.
Em 1974, Bosco lançou o álbum “Viva o Gordo”, que foi bem recebido pela crítica e se tornou um dos maiores sucessos da MPB. O álbum foi seguido por outros trabalhos de sucesso, como “João Bosco e Zé Ramalho” (1977), “João Bosco e Chico Buarque” (1978) e “João Bosco e Gilberto Gil” (1979).
No início dos anos 80, Bosco começou a se dedicar ao teatro musical, trabalhando em produções como “O Rei da Vela”, “O Homem do Sputnik”, “O Homem do Subúrbio” e “O Homem do Futuro”. Ele também escreveu trilhas sonoras para filmes, como “O Quatrilho”, “O Auto da Compadecida” e “A Queda”.
Em 1990, Bosco lançou seu álbum “Bosco”, que foi muito bem recebido pela crítica e se tornou um dos maiores sucessos da MPB da época. O álbum foi seguido por outros trabalhos de sucesso, como “João Bosco e Maria Bethânia” (1993), “João Bosco e Milton Nascimento” (1996) e “João Bosco e Caetano Veloso” (1998).
Nos últimos anos, Bosco tem se dedicado a trabalhos solo, lançando álbuns como “Bosco ao Vivo” (2004), “João Bosco” (2006), “João Bosco e Zeca Pagodinho” (2008) e “João Bosco e Maria Gadú” (2010). Ele também tem se apresentado em shows ao vivo e participado de projetos com outros artistas da MPB.
João Bosco é um dos mais importantes e influentes artistas da MPB. Sua música é uma mistura de ritmos brasileiros, como samba, bossa nova, baião e frevo, e elementos da música popular internacional. Seu trabalho é reconhecido e admirado por muitos artistas, tanto no Brasil como no exterior.