Biografia
Marcelo de Souza Camelo, mais conhecido pelo nome de Marcelo Camelo, é um cantor nascido em 1978. Ele é multiconhecido no cenário musical nacional por ter feito parte do Los Hermanos, um banda que fez muito sucesso no Brasil. Além disso, a partir de 2007, ele lançou sua carreira solo, onde conquistou muito sucesso, agradando seus fãs com um som diferenciado e mais intimista, que o mantêm até os dias atuais.
Sendo filho de Ernesto Camelo e da pintora Ana Camelo, o músico é natural do Rio de Janeiro, mais especificamente de Jacarepaguá, onde viveu até os 15 anos de idade. Marcelo Camelo teve espirações músicas desde pequeno, principalmente do seu tio, o músico Bebeto Castilho. Desde jovem aprendeu a tocar teclado, bateria e violão, além de se tornar fã de rock, principalmente de bandas como Bon Jovi, Poison e Skid Row. A sua proximidade com um rock indie alterativo só veio despois de adulto, quando, na faculdade de Jornalismo, entrou para um fanzise, junto com seu amigo Alex Werner. Nesse projeto, tomou gosto por diversos artistas e estilos, além de entrevistas importantes novos da música brasileira, incluindo Pato Fu, Planet Hemp, Ratos de Porão e Alexandre Kassin.
Na década de 90, Marcelo começa a ter uma primeira proximidade com o palco, criando algumas pequenas bandas. Porém, o caminho para o sucesso viria com em sua parceria com Rodrigo Barba, quando ambos decidem criar uma banda com um estilo Hardcore, porém cantando músicas de amor. Com a entrada de Bruno Medina, Rodrigo Amarante e Patrick Laplan, o grupo cria aquilo que seria o nacionalmente conhecido como Los Hermanos. Em 1997, os primeiros singles da banda são gravados, incluindo “Chora” e “Amor e Folia”.
Em 1999, Marcelo Camelo, junto com Los Hermanos, lança seu primeiro álbum, que tem o nome de “Los Hermanos”. Com catorze faixas, sendo que a maioria foi escrita pelo próprio carioca, o disco alcança um sucesso gigantesco, conquistando, até mesmo, níveis mundiais. O hit “Anna Júlia” puxa o projeto, que ainda contava com músicas como “Primavera”. O disco rendeu para o grupo prêmios como o de Melhor Música no Prêmio Multishow daquele ano.
Em 2001, dois anos depois do boom da banda, o baixista principal, Patrick Laplan, se desliga dos Los Hermanos, e a banda lança o seu segundo álbum, o “Bloco do Eu Sozinho”. O projeto mostrou uma nova cara do grupo, partindo pra um estilo mais melancólico, com muitos ritmos latinos, além do Samba e Bossa Nova. A nova fase da banda gerou muitas opiniões entre os fãs, com muitos amando, e outros desgostando. Esse projeto definiu uma parceria forte entre Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante, que passou a ter mais presença nas composições. O CD conta com hits como “Todo Carnaval tem seu Fim” e “Retrato pra Iaiá”.
Em 2003, fazendo parceria com a Sony Music, Los Hermanos lança seu terceiro disco, “Ventura”. Marcelo Camelo, e toda a banda, já se mostravam mais maduros e os fãs começaram a aparecer em peso para os seus shows, criando uma grande legião de amantes de suas músicas. Ainda nesse ano, Maria Rita grava três músicas composta por Camelo para seu disco, “Santa Chuva”, “Cara Valente” e “Veja Bem Meu Bem”.
Em 2005, Los Hermanos lança seu quarto, e último, disco, o “4”. Novamente, tentando levar para um lado mais Bossa Nova e MPB, o projeto dividiu muito as opiniões dos fãs e críticos. Muitos consideraram as composições de Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante ruins e fugindo do estilo já criado do grupo.
Sendo multi-instrumentalista, o Marcelo Camelo surpreendeu o público ao lançar sua carreira solo, em 2008, com o disco intitulado “Sou”, onde inovou ao utilizar primeiramente os canais via web para divulgar o trabalho, saindo do tradicional. Contendo 14 faixas, o disco sintetiza toda a maturidade musical do artista. Nele, sucessos como “Jantar” e “Doce Solidão” estão incluídos, tudo com produção dele próprio.
A partir de 2011, Marcelo Camelo começa a buscar voos no meio da produção musical, produzindo trabalhos de artistas como Mallu Magalhães, Wado e Momo.
Para os amantes da música popular brasileira, nada melhor do que conferir o último trabalho de Marcelo Camelo. Junto com seu amigo Fred Ferreira e sua esposa, formaram a elogiada Banda do Mar, em 2014, apresentando seu trabalho por todo o país. A banda entrou em hiato, após pouco mais de um ano de existência.