Biografia
Marcio Pial é um artista brasileiro de teatro, nascido em 3 de julho de 1973, na cidade de São Paulo. Desde criança, Pial sempre se interessou por artes cênicas e começou a trabalhar como ator aos 16 anos.
Durante sua carreira, Pial trabalhou em muitos espetáculos, como “O Homem de La Mancha”, “A Máscara da Morte”, “O Rei Lear” e “Romeu e Julieta”. Ele também atuou em filmes e programas de televisão, como “O Homem da Máscara de Ferro”, “Tudo sobre a Vida” e “Os Trapalhões”.
Pial também foi um dos fundadores do Teatro Oficina, um grupo de teatro que foi criado em 1984, com o objetivo de promover a arte cênica e a cultura brasileira. O grupo é conhecido por suas performances teatrais inovadoras e experimentais, que misturam elementos de teatro, dança, música e artes visuais.
Além de seu trabalho como ator, Pial também é diretor e produtor teatral. Ele dirigiu e produziu numerosos espetáculos, como “O Homem da Máscara de Ferro”, “O Rei Lear” e “Romeu e Julieta”. Também foi responsável pela produção de vários filmes, como “Tudo sobre a Vida” e “Os Trapalhões”.
Pial também foi professor de teatro na Escola de Teatro do Oficina, onde ensinou e influenciou muitos jovens artistas. Além disso, ele foi responsável pela criação de vários projetos culturais, como o Festival Internacional de Teatro de São Paulo e o Festival Internacional de Teatro de Brasília.
Em 2004, Pial foi premiado com o Prêmio Shell de Teatro, que é um dos mais prestigiados prêmios de teatro do Brasil. Ele também foi indicado para o Prêmio Molière de Teatro em 2009, que é considerado o maior prêmio de teatro da França.
No ano de 2016, Pial foi nomeado para o Prêmio Nacional de Teatro, que é outro importante prêmio de teatro no Brasil.
Atualmente, Pial continua trabalhando como ator, diretor e produtor teatral. Ele também é um dos diretores do Teatro Oficina e continua a ensinar e a influenciar jovens artistas.