Biografia
Filha de Dona Canô e Seu Zezinho, Maria Bethânia nasceu na cidade baiana de Santo Amaro da Purificação. Influenciada pelo seu irmão mais velho, Caetano Veloso, ainda jovem já participava de peças teatrais e sentia-se muito a vontade sob os palcos. Ainda na década de 60, foi morar no Rio de Janeiro, inciando sua carreira musical e se apresentando nos diversos espetáculos espalhados pela ‘cidade maravilhosa’.
Assim que mudou-se para o Rio, Maria Bethânia foi convidada para participar do espetáculo Opinião, que tinha como protagonista Nara Leão, que tivera que se ausentar da peça devido a problemas de saúde. O sucesso foi grande e a cantora conquistou seus primeiros fãs fora da Bahia. Com a música de protesto “Carcará”, do seu álbum de estréia auto-intitulado, se lança ao grande público como uma das maiores promessas da música nacional. Sucessos como: “Mora da Filosofia” e “Sol Negro”, dueto com sua amiga Gal Costa, fizeram do disco um campeão de vendas.
Durante a sua brilhante carreira, a cantora baiana conseguiu conquistar gerações diferentes de fãs. Com uma voz inconfundível, possui uma versatilidade musical muito extensa, sendo diretora musical, violinista e escritora. Já dirigiu, inclusive, espetáculos com Alcione seu irmão Caetano. Em 2013, lançou o elogiado DVD Carta de Amor, oriundo do álbum de mesmo nome lançado no ano anterior, rendendo mais uma indicação para Maria Bethânia ao Grammy Latino.
Com uma trajetória muito bonita e uma carreira mais que consolidada, essa relíquia da nossa música popular nacional é, sem dúvidas, uma das mais conceituadas cantoras brasileiras, sendo reverenciada não somente aqui no Brasil, como também no exterior. Aqui no site você acompanha tudo sobre essa sensacional artista da mpb, inclusive sua agenda de shows atualizada.