Biografia
Adjetivos é o que não falta para esse que é um dos maiores nomes da música popular brasileira, Milton Nascimento. Natural do Rio de Janeiro, mais precisamente do bairro da Tijuca, o garoto pobre da zona norte do Rio ficou órfão ainda bebê, sido criado pela avó.
Ainda criança, ganhou de sua vó uma sanfona, ocasionando em seu primeiro contato com a música. Com uma voz requintada, o músico carioca se tornou crooner de banda de baile ao lado do amigo Wagner Tiso, ainda aos 13 anos de idade. Em 1962, já morando em Belo Horizonte, gravou sua primeira canção, “Barulho de Trem”, se apresentando em bares e clubes locais da região, sempre ao lado de seu “compadre”. Participando de programas de Tv’s e Festivais da Música, Milton Nascimento continuou sua trajetória de sucesso e foi conquistando fãs em todo o Brasil. Já na década de 70, realizou turnês em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostrando ao Brasil a musicalidade ímpar do Clube da Esquina (movimento musical mineiro que ficou marcado na história da música brasileira).
Durante sua carreira, realizou turnês pelo mundo, tendo se apresentado em cidades da América do Sul, da Europa, da Ásia, da América do Norte e, inclusive, da África. Ganhou fama e diversos prêmios, entre os quais o Grammy de Best World Music Album e de Melhor Canção Brasileira. Diante de tanta ‘bagagem’ musical e um estilo de compor e tocar incomparável, Milton Nascimento ficou conhecido como um dos artistas brasileiros mais executados no mundo, tendo composições regravadas por grandes nomes da música internacional, entre eles: Peter Gabriel, Björk, Chico Buarque, Gilberto Gil, etc.
Com mais de 30 álbuns lançados e inúmeros sucessos conhecidos internacionalmente, esse “mineirinho nascido no Rio” é uma lenda viva da nossa música popular, responsável por clássicos que ficaram na história, além de parcerias que jamais serão esquecidas. Confira aqui no site a agenda de shows desse “monstro” da nossa música, diretamente da “cidade maravilhosa” para o mundo… Milton Nascimento.