Biografia
Natural do Rio de Janeiro, mais precisamente do bairro do Grajaú, Oswaldo Montenegro é um dos maiores nomes da música popular brasileira. Com mais de 41 álbuns lançados, 7 DVD’s, 19 peças musicais, 2 longas-metragens, além de inúmeros prêmios e sucessos emplacados, é considerado um dos mais completos músicos em atividade no Brasil.
A paixão pela música vem desde criança, muito influenciado pela família e pela região seresteira de Minas Gerais, onde passou grande parte da sua infância. Na sua adolescência, de volta a “cidade maravilhosa’, começou a participar de festivais e eventos de música, se tornando uma das maiores promessas da mpb. No Final da década de 70, mudou-se com a família para a capital federal, onde pode ‘madurecer’ musicalmente e conhecer o maestro Otávio Maul, que se tornou um dos maiores incentivadores do seu trabalho. O contato com a música erudita veio aí, possibilitando Oswaldo Montenegro se tornar um artista versátil. O reconhecimento nacional veio no Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, com a música “Automóvel”, sucesso nas rádios de todo o país.
Como um ‘bom vinho’, o artista foi melhorando com o tempo, lançando sempre novidades e fazendo shows por todo o Brasil. Após mais de 35 anos de carreira, o cantor continua servindo de referência para as novas gerações de músicos de todos os gêneros, tamanha a sua importância no cena fonográfica nacional. Realizou parcerias de sucessos, entre as quais com: Milton Guedes, Alceu Valença, Zé Ramalho, Roberto Menescal, etc. Emplacou músicas em novelas, peças teatrais e filmes, porém é em cima dos palcos a sua verdadeira paixão. Recentemente, o músico lançou o elogiado DVD “3×4”. Dividido em 3 blocos, o álbum é uma mistura de blues com a seresta, sendo bastante elogiado pelos fãs. Entre os maiores sucessos dessa ‘lenda’ da música brasileira, podemos destacar: ‘Metade’, ‘A Lista’, ‘Quando A Gente Ama’, ‘A Porta da Alegria’, ‘A Vida Quis Assim’, ‘Bandolins’, ‘Lua e Flor’, ‘A Palo Seco’, ‘Agonia’, ‘Cigana’, ‘O Condor’, ‘Eu Não Existo Sem Você’, ‘Mel do Sol’, ‘Tocando em Frente’, entre outros. Sempre esbanjando simpatia e boa música, Oswaldo Montenegro continua agradando os antigos e novos fãs.