Biografia
Almir Guineto é considerado um dos poucos artistas que conseguem “conviver” muito bem entre o universo do samba e do pagode. Natural da “cidade maravilhosa”, se tornou um dos grandes nomes da nossa música, além de ser um excelente compositor. Fundou, junto com seus amigos, o lendário grupo de samba Fundo de Quintal, conquistando notoriedade nacional.
Cria da comunidade do Salgueiro, Almir Guineto desde criança teve contato com o samba. Seu pai era violinista e integrava o grupo Fina Flor do Samba, sem falar do seu tio, Chiquinho, fundador dos Originais do Samba. Na década de 70, chegou a ser mestre de bateria da escola de samba Salgueiro, além de ser frequentador assíduo da famosa casa de samba Cacique de Ramos. Lançando um banjo adaptado com um braço de cavaquinho, deixou seu legado no mundo do samba, servindo de referência até os dias atuais.
Ao longo da carreira, Almir Guineto teve inúmeras composições gravadas por diversos ‘grandes’ do samba , entre os quais: Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Dorina, além do seu antigo “cumpadre” de Fundo de Quintal e Cacique de Ramos, Jorge Aragão. Sempre agradando seus fãs, o carioca continua na ativa e produzindo belas canções.
Acompanhe aqui no site a agenda completa desse gênio do samba nacional, sempre atualizada (de acordo com os veículos oficiais de mídia)