Biografia
Elias Andreato foi um artista brasileiro de teatro, nascido em São Paulo, em 28 de março de 1957. Desde cedo, Elias se interessou por artes cênicas e começou a estudar teatro aos 12 anos de idade.
Aos 16 anos, Elias ingressou na Escola de Teatro do Sesc, onde estudou por cinco anos, desenvolvendo seu talento para a atuação. Durante este período, ele também se formou em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da USP.
Em 1978, Elias começou a trabalhar como ator profissional, estreando no teatro com a peça “A Última Noite de Carnaval”, de Nelson Rodrigues, no Teatro Oficina. A partir daí, sua carreira decolou e ele passou a atuar em diversas produções teatrais, como “O Rei da Vela”, “Romeu e Julieta”, “Cães e Gatos”, “O Mágico de Oz”, “O Fantasma da Ópera”, “A Viagem de Chihiro” e “A Pele do Meu Corpo”.
Além de atuar, Elias também trabalhou como diretor de teatro, dirigindo peças como “A Dama das Camélias”, “A Tempestade” e “O Anjo Azul”.
Em 2001, Elias foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator por sua atuação na peça “A Dama das Camélias”. Este prêmio foi um marco na carreira de Elias, que passou a ser reconhecido como um dos principais atores brasileiros.
Durante sua carreira, Elias também trabalhou como professor de teatro, ministrando aulas de expressão corporal, interpretação e improvisação.
Em 2008, Elias foi diagnosticado com câncer de pulmão e, após um longo período de luta, veio a falecer em 13 de fevereiro de 2009.
Elias Andreato foi um dos principais atores brasileiros de teatro e um dos mais importantes nomes da história do teatro brasileiro. Seu talento e dedicação às artes cênicas são lembrados até hoje por aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele. Seu legado foi deixado para aqueles que o admiravam e para as novas gerações de atores e diretores que buscam seguir seus passos.