Biografia
Murilo Couto é um ator, diretor e professor brasileiro que tem se destacado no teatro nacional. Nascido em Belo Horizonte (MG) em 1975, desde cedo começou a se interessar por artes cênicas. Seu primeiro contato com o teatro foi aos 14 anos, quando participou de um curso de iniciação teatral.
A partir daí, não parou mais. Estudou teatro na Escola de Teatro da UFMG e, em seguida, na Escola de Teatro do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Durante seus anos de formação, participou de diversas montagens, entre elas, “A Megera Domada”, de William Shakespeare, e “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.
Após se formar, Couto começou a se destacar no cenário teatral brasileiro. Em 2001, foi indicado para o Prêmio Shell de Melhor Ator por sua atuação na peça “O Anjo de Pedra”, de Augusto Boal. No ano seguinte, foi indicado ao mesmo prêmio por sua atuação na montagem “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.
Além de atuar, Couto também já dirigiu diversas peças, entre elas “A Megera Domada”, “Romeu e Julieta” e “A Tempestade”, todas de William Shakespeare.
Desde 2011, Couto é professor de teatro na Escola de Teatro do Parque Lage e, desde então, tem ministrado diversos cursos e workshops para alunos de todas as idades.
Atualmente, Murilo Couto é um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro. Seu trabalho já foi reconhecido com diversos prêmios, entre eles o Prêmio Shell de Melhor Ator e o Prêmio Aplauso de Melhor Ator.
Couto tem se dedicado ao teatro há mais de 20 anos e, ao longo deste tempo, tem se dedicado às artes cênicas de forma incansável. Seu trabalho tem sido uma referência para muitos artistas e tem contribuído para o desenvolvimento do teatro brasileiro.