Biografia
Wagner Rodrigues é um ator e diretor de teatro brasileiro, nascido em São Paulo em 11 de fevereiro de 1971. Desde cedo, mostrou interesse pela arte e começou a se apresentar em pequenas produções teatrais durante a adolescência.
Em 1990, ingressou na Escola de Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se formou em 1994. Durante os anos de estudo, participou de várias montagens teatrais e apresentações de dança, além de montar seu próprio espetáculo, “O Corpo e a Palavra”.
Após a graduação, Wagner Rodrigues fundou o Grupo de Teatro Contemporâneo, um grupo de teatro independente com o objetivo de produzir e encenar espetáculos de vanguarda. O grupo foi responsável pela produção de vários espetáculos de sucesso, como “A Máquina de Escrever”, “O Pequeno Príncipe” e “Os Saltimbancos”.
Além de seu trabalho no teatro, Wagner Rodrigues também é professor de teatro e diretor de cinema. Desde 2003, ele é professor da Escola de Teatro da UFRJ, onde ministra aulas de interpretação, direção e produção teatral.
Como diretor de cinema, dirigiu vários curtas-metragens, como “A Última Ceia” (2005), “O Último Sinal” (2007) e “O Espelho” (2010). Seu último filme, “O Reino das Sombras”, foi lançado em 2015 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Brasília.
Ao longo de sua carreira, Wagner Rodrigues já foi premiado com vários prêmios, incluindo o Prêmio Shell de Teatro, o Prêmio APCA de Melhor Diretor de Teatro e o Prêmio Mambembe de Melhor Diretor de Cinema.
Atualmente, Wagner Rodrigues continua produzindo e encenando espetáculos, além de ministrar aulas e dirigir filmes. Sua paixão pelo teatro e seu talento como diretor de cinema são reconhecidos nacionalmente e, com isso, ele se tornou um dos principais nomes do teatro brasileiro.